Sou a Thalita Vitoreli, jornalista, 27 anos. Me casei em 2012 e estou aprendendo a curtir a maravilhosa viagem que é o casamento!
Vamos juntas?!
Confira aqui todas as colaboradoras do Tô Casada.com!

Curta no Facebook!

Instagram

Parceiros

+ acessadas

Arquivos

Fechando as brechas em nosso casamento

23mar
Publicado por Blog TôCasada.com

Olá meninas! Hoje quero compartilhar uma reflexão sobre casamento baseado na Palavra ministrada na reunião de casais que acontece mensalmente aqui na Nova Aliança de Londrina – igreja que frequentamos. A Palavra foi ministrada pelos pastores Fernando e Sonia Carvalho com o tema: Fechando as brechas em nosso casamento.

CASAMENTO

A Bíblia nos fala que nos últimos dias haveria pressão sobre a Terra. Os tempos seriam difíceis. O egoismo tomaria conta dos seres humanos. Orgulho, ingratidão, desobediência e falta de amor. Alguma semelhança com nossa realidade? Com certeza sim, não é mesmo?! A impressão que eu tenho ao ler este trecho da Bíblia é a de que estou abrindo um jornal do mês de março de 2015! Veja o que está registrado em 2 Timóteo 3 sobre a pressão dos últimos tempos:

“Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!”

Tendo em vista as características apresentadas a respeito do tempo em que já vivemos, nosso papel como cristão é nos posicionar em obediência, humildade, gratidão e amor. Isso significa termos posturas totalmente opostas às descritas em Timóteo. Creio que isso inclui todas as áreas de nossa vida. Nossos relacionamentos no trabalho, em nossos estudos, no trânsito e é claro, em nosso casamento! É claro que não é fácil, mas é possível e Cristo nos deu este exemplo.
Quando permitirmos que o orgulho, a ingratidão e a desobediência dominem nosso relacionamento então estamos abrindo brechas em nosso próprio lar. Brechas não tratadas vão causar problemas futuros.

Não Mascare!

Através da vida do profeta Ezequiel vemos que o Senhor repreendeu o povo pois eles estavam dando ouvidos aos falsos profetas – homens que profetizavam somente o que viam em seus próprios corações e não o que o Senhor estava falando.
Ao invés de fortalecerem os israelitas na verdade, como quem faz um muro em torno de uma casa, para lhe servir de segurança, e reparar-lhe as brechas, eles os enfraqueceram na confiança no Senhor e na Sua Palavra, com a vaidade e a adivinhação. Eles haviam agido como quem constrói uma parede com argamassa fraca, e que por fim vem a cair.
Ezequiel 13:5 diz: “Vocês não foram consertar as brechas do muro para a nação de Israel, para que ela pudesse resistir firme no combate do dia do Senhor.”
Esse episódio relatado na Bíblia é um lembrete para nossa própria vida!

Estamos resistindo fortemente? Como fechamos as brechas do nosso relacionamento? A quem temos dado ouvido?

Por isso, hoje vamos falar sobre 4 brechas que devem ser evitadas em nosso relacionamento conjugal:

1. Falta de Unidade
A Palavra diz em Amos 3:3: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” A unidade é um princípio de Deus para o casamento. Uma casa dividida cairá e será destruída: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá.” Lucas 11:17
Busquem a unidade em seus pensamentos, palavras e atitude. Tenham sempre o hábito de orarem juntos e determinarem quais são os valores da casa de vocês. Outra coisa importante diz respeito as finanças do casal. É preciso haver também uma unidade financeira: quanto a gente ganha e quanto pode gastar? Quanto e como vamos investir?

2. Falha na comunicação
Muitos casais enfrentam problemas conjugais e na educação de seus filhos devido à falta de comunicação ou uma comunicação inadequada ou insuficiente. Provérbios 15:1 diz: “A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.” 
A Bíblia diz em Tg 1:19: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo o homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”  
Algumas dicas: ouça com atenção, fale a verdade em amor, cuide do seu tom de voz, cuida da sua língua.

3. Falta de honra

A honra desata os milagres em nossa família e traz vida ao casamento. Tenham como hábito proferir palavras de encorajamento e agradecimento. Evite os palavrões, as “brigas de corredor”, as murmurações. Encoraje seu esposo e filhos! Demonstre com palavras e atitudes a sua admiração pelos membros de sua família.
“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.”
Romanos 12:10

4. Falta de perdão
O perdão é uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer. O perdão traz cura. Evite que a mágoa e o ressentimento achem um lugarzinho confortável entre você e seu esposo e filhos. Admita seus erros. Seja sincera, peça perdão e mude de atitude.
Veja como a Palavra nos orienta: “suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Colossenses 3:13)

A pergunta que temos que nos fazer: Onde estou edificando a minha casa? Quais são as bases da minha família? Quais são os sentimentos dominantes dentro do meu lar?
Minha oração é que a base de sua e da minha casa seja Cristo e o amor! Que seu lar seja abençoado com paz, unidade, perdão, honra! Amém?!

Boa Semana!

assinatura_thalita