Sou a Thalita Vitoreli, jornalista, 27 anos. Me casei em 2012 e estou aprendendo a curtir a maravilhosa viagem que é o casamento!
Vamos juntas?!
Confira aqui todas as colaboradoras do Tô Casada.com!

Curta no Facebook!

Instagram

Parceiros

+ acessadas

Arquivos

Vitaminas e minerais importantes na gravidez

11maio
Publicado por Blog TôCasada.com

alimentacao_gravidez_face

Existem algumas vitaminas e minerais que são importantes no período de gestação. Por isso, a futura mamãe deve incluí-los em sua alimentação diária. Conheça algumas delas.

A alimentação da futura mamãe sempre gera muitas dúvidas. Existe uma grande preocupação com o que se pode ou não comer durante o período da gravidez e de que forma a alimentação pode afetar a saúde do bebê.

Os especialistas alertam que não há uma fórmula mágica de alimentação para gestantes, mas é consenso que alguns alimentos devem ser evitados, como é o caso de peixes e ovos malcozidos, queijos moles e maionese caseira, por exemplo. Por outro lado, alimentos importantes para o desenvolvimento do bebê devem ser incluídos, tais como vegetais verdes, cereais integrais e cálcio. Abaixo você confere os alimentos que deve evitar durante a gestação e como substituí-los de forma saudável, as dicas são da enfermeira obstetrícia Monica Mozzaquatro.

FERRO: encontrado em carnes, fígado, ovos, feijão e verduras. Para melhor absorção do ferro pelo organismo, consuma-o juntamente com alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e tomate, e evite alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, que diminuem a absorção.

ÁCIDO FÓLICO: encontrado em vegetais verde escuros, como espinafre, couve, brócolis. Também está presente em cereais e frutas cítricas. O cozimento pelo microondas e altas temperaturas destroem o ácido fólico, por isso, opte por cozinhar no vapor.

VITAMINA C: encontrada nas frutas como kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi e em hortaliças como brócolis, pimentões, tomate, couve-flor. O segundo trimestre de gestação é o momento de se reforçar a ingestão de vitaminas C que age na formação do colágeno – pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, além de fortalecer o sistema imunológico da gestante.

VITAMINA B6: importante para o crescimento, ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto. Encontrada no trigo, milho, fígado, frango, peixe, leite e derivados, leveduras.

MAGNÉSIO: favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo. Encontrado nas nozes, soja, cacau, frutos do mar, cereais integrais, feijões e ervilhas.

CÁLCIO e VITAMINA D: o cálcio e a vitamina D devem ser reforçados no terceiro trimestre, já que o bebê começa a esgotar a reserva da mamãe. O bebê precisa para a sua formação óssea (dentes e ossos). Além disso, auxilia na contração muscular e batimentos cardíacos. Já a mamãe precisa para manter as unhas fortes, os dentes sem cáries, evitar gengivite e câimbras, além de ajudar na produção de leite após o parto. O cálcio é encontrado em leites e derivados, bebidas de soja, tofu e cereais integrais. A vitamina D está presente em leite enriquecido, manteiga, ovos e fígado. O banho de sol é essencial para que essa vitamina auxilie na fixação do cálcio nos ossos.

CARBOIDRATOS: fornecem energia para a mamãe e para o desenvolvimento do bebê. Os melhores são os integrais: arroz, pães, macarrão e cereais que são absorvidos mais lentamente e por isso saciam mais a mamãe.

PROTEÍNAS: encontradas em carnes, feijão, leite e derivados. São responsáveis por construir, manter e renovar os tecidos de mamãe e bebê.

LIPÍDEOS: são as gorduras que auxiliam na formação do sistema nervoso central do feto. Encontrados mais em carnes, leite e derivados, abacate, azeite e salmão.

VITAMINA A: ajuda no desenvolvimento celular e ósseo e a formação do broto dentário do feto e na imunidade da gestante. É encontrada no leite e derivados, fígado, laranja, mamão, couve e vegetais amarelos.

NIACINA (VITAMINA B3): transforma a glicose em energia, mantendo a vitalidade das células maternas e fetais e estimula o desenvolvimento cerebral do feto. É encontrada em verduras, legumes, gema de ovo, carne magra, leite e derivados.

TIAMINA (B1): também estimula o metabolismo energético da mamãe. É encontrada em carnes, cereais integrais, frutas, ovos, legumes e leveduras.

 

*Este artigo é de minha autoria e já foi publicado em outros sites de conteúdo feminino. 

 

assinatura_thalita