Sou a Thalita Vitoreli, jornalista, 27 anos. Me casei em 2012 e estou aprendendo a curtir a maravilhosa viagem que é o casamento!
Vamos juntas?!
Confira aqui todas as colaboradoras do Tô Casada.com!

Curta no Facebook!

Instagram

Parceiros

+ acessadas

Arquivos

Devocional #16 – A Resolução de Toda Mulher

29jul
Publicado por Blog TôCasada.com

devocional16

 

“Sempre pensamos na Bíblia como algo que “temos que ler”, e normalmente como alguma coisa que “não fizemos”. Poderíamos pintar nossas unhas ou adiantar as tarefas domésticas; poderíamos navegar na internet ou sair com nossas colegas de trabalho para almoçar; poderíamos relaxar no sofá à noite ou apertar o botão “soneca” do despertador, mas…”tenho que ler minha Bíblia” – longo suspiro.”

Quantas vezes nos sentimos assim, não é verdade? Pensamos que estamos cumprindo uma obrigação, um dever. “Esse negócio de devocional, todo dia? Isso é mesmo necessário?” O problema é que a leitura da Bíblia passa a ser tornar um fardo e não um prazer. Você já se sentiu dessa maneira?

Não duvidamos que a Bíblia é inspirada por Deus, mas não nos relacionamos com a Palavra de Deus como Ele gostaria e como deveríamos fazer.

O fato é que, certamente, a ideia original não era que a Palavra de DEus fosse uma obrigação ou tormento em nossa vida. A Palavra é vida em nós. Deus utiliza a Sua Palavra para falar conosco, Ele o faz querendo ter um relacionamento de intimidade, algo prazeroso.

Essa troca de visão de FARDO para PRAZER só acontece quando entendemos que ser FELMENTE DELE, está profundamente baseado em nossa relação com a Bíblia.

Estamos falando sobre a nossa quarta decisão, resolução: SER FIELMENTE DELE. A fidelidade é um fruto do Espírito. Só dá fruto quem alimenta o Espírito. E como ele é alimentado? A resposta é: Palavra de Deus, oração, jejum, comunhão.

Enquanto lemos nossa mente é renovada, nossa fé é fortalecida e nossas atitudes e ações são transformadas gradativamente “a fé é pelo ouvir (ler), e o ouvir (ler) da Palavra de Deus.”

“Ele nos deu a Sua Palavra para que nós aprendamos com ela e apreciemos. A Bíblia deve nos revigorar, despertar o desejo plantado em nossas almas de ter um relacionamento com Ele, falar aos nossos corações, nos mostrar quem Ele é e nos fazer entender nossos erros, levando-nos em direção às bênçãos restauradoras e redentoras da obediência. Além disso, como um tratamento radioativo em uma célula cancerígena, Sua Palavra nos renova ativamente, mesmo quando parece que nada incomum está acontecendo.”

Sabe quando você lê algo que já conhece e já leu em momentos anteriores e de repente tudo fica tão claro para você? Ou quando se deparar com uma passagem que tem tudo a ver com o momento que está passando? Parece que acende aquela luzinha. As palavras saltam. Alguém aí se identifica? Isso acontece quando deixamos que a Palavra não seja apenas letra, mas sim, vida, cura, restauração, através do Espírito Santo.

“Não se trata apenas de ler, mas sim de absorvê-la, imergir nela vivê-la. Ela nos inspira, nos remodela e nos define.[…] A Bíblia não é simplesmente um livro cheio de dados históricos para você se informar, mas ela ganha vida pelo Espírito de Deus para favorecer sua edificação – para falar íntima e pessoalmente com você sobre os propósitos que Ele tem para a sua vida.”

Desde o meu tempo de adolescente eu aprendi a fazer devocional. Tenho o hábito de ler diariamente um livro de devocionais, juntamente com uma Palavra de Deus e escrever em um caderninho o que Deus tem falado comigo. Às vezes volto a ler o que escrevi e vejo a fidelidade de Deus, o crescimento que Ele permitiu, os momentos que passei. Fico pensando que esses cadernos são como memoriais. Um dia, os meus filhos lerão e vão ver as decisões que tomei, o que Deus falou comigo. Isso é lindo não é?! Além disso, para mim, o fato de escrever me ajuda a recordar melhor o que estudei. Por isso, se você ainda não tem esse hábito sugiro que comece! Creia, fará toda diferença em sua vida.

“Eu quero encorajar seu comprometimento pessoal com a Palavra, porque sem ela você perderá a sua direção e a sua força. A Bíblia é uma ferramenta divinamente inspirada que te guia e prepara para uma vida cheia de fé. Em um mundo cheio de ideias contrárias a Palavra é um lembrete constante de quem você realmente é, do porquê você está aqui e a quem você realmente pertence. Você é Dele, e a Sua Palavra te ajuda a ter certeza disso.”

Ao longo de todo o capítulo, a autora compartilha vários versículos da Palavra de Deus e os coloca em primeira pessoa. Ela nos desafia a declarar e crer em cada uma dessas promessas. Não vou reproduzir os versículos que ela compartilhou no livro, mas quero te convidar a fazer um exercício bem prático.

Eu gosto muito de escrever. Quem me conhece sabe que sou de poucas palavras, mas a escrita é uma forma que consigo compartilhar bem meus sentimentos, emoções, pensamentos e desejos. Certa vez participei de um grupo de leitura de mulheres jovens. Estávamos lendo juntas o livro Mulher de Influência, da autora Pam Farrel (aliás, indicação de leitura hein!). Fizemos uma dinâmica de escrever uma carta. Seria normal se eu te pedisse para escrever uma carta para Deus, certo?! Mas, se Deus escrevesse uma carta para você, você consegue imaginar o que estaria escrito? Essa é uma maneira de colocar em prática o que aprendemos hoje sobre a Bíblia. Quero te dar essa sugestão: escreva uma carta a si mesma, como se fosse o próprio Deus falando com você. Lembre-se daquilo que você já conhece sobre as escrituras, os versículos da escola dominical, as ministrações assistidas, as promessas de Deus. Pense no seu futuro. Coloque tudo no papel. Não se esqueça, o remetente desta carta é Deus, e o destinatário é você!

Eu amei fazer isso, sempre volto a essa carta e trago a minha memória o que me dá esperança. O legal é que conforme o seu conhecimento da Palavra aumenta, você pode ampliar essa carta com novas declarações. Quero compartilhar a minha com vocês e te animar a fazer a sua própria carta. Esse exercício vai valer a pena!

Querida Thalita,

Eu sei os planos que tenho ao seu respeito, planos de paz e não de mal, para te dar um futuro e uma esperança.
Você foi feita a imagem e conforme a minha semelhança. Te conheço desde o ventre da sua mãe, quando você ainda era informe e todos os seus dias estão diante de mim. Assim como a galinha envolve os seus pintinhos com suas asas, eu cuido de você, porque te amo.
Saiba que nada pode te separar do meu amor, nem a morte, nem a vida, nem as coisas do passado ou do futuro. Em mim você é uma nova criatura, as coisas velhas já se passaram e eu fiz tudo novo.
Eu nunca me esquecerei de você e jamais te abandonarei. Se você subir ao monte mais alto, lá eu estarei. Se descer ao vale mais profundo, estarei contigo. Eu te cerco por detrás e por diante. Minha bondade e misericórdia te seguem
Você é a menina dos meus olhos. Você é minha filha amada que me dá alegria. Você é o templo do meu Espírito. Eu habito em você. Sou eu quem guardo a sua entrada e sua saída.
Seja forte e corajosa, pois eu sou contigo, anunciarei coisas grandes e maravilhosas que tenho para você. A sua capacidade vem de mim. Tenho te dado espírito de fortaleza, de amor e moderação.Você foi criada para andar comigo e dar frutos que permaneçam. Não se esqueça, você pode todas as coisas, pois eu te fortaleço. Thalita, você é sal da terra e luz para este mundo.
Os teus celeiros transbordarão. Eu sou contigo, não tema o que possa te fazer o homem. Nenhuma arma forjada contra ti prosperará. Saiba que nada é impossível para mim, acaso sou Deus para mentir ou me enganar?
Lembre-se de buscar o meu reino e minha justiça e saiba que todas as coisas que são necessárias a você serão acrescentadas. Tenha para você vida abundante, rios de água viva. Você é abençoada com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais. Você faz parte de uma geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por mim.

Com amor,

Deus.

Se você está começando nos caminhos do Senhor e acha que tem pouco conhecimento da Bíblia, você pode substituir o destinatário pelo seu próprio nome. À medida que você for crescendo na fé pode fazer a sua própria carta!

Chegamos à nossa quarta decisão: Eu viverei como uma mulher responsável diante de Deus e fielmente comprometida com Sua Palavra. Amém!?

Boa semana!

assinatura_thalita

Ainda não conhece nosso projeto de Devocional? Sempre às quartas-feira compartilhamos nossas impressões sobre um capítulo do livro A Resolução de Toda Mulher. Participe com a gente! Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.

Devocionais anteriores:

#1Devocional#2Devocional #3Devocional #4Devocional #5Devocional

#6Devocional #7Devocional #8Devocional #9Devocional #10Devocional

#11Devocional #12Devocional #13Devocional #14Devocional #15Devocional

 

Deixe aqui seu comentário