Sou a Thalita Vitoreli, jornalista, 27 anos. Me casei em 2012 e estou aprendendo a curtir a maravilhosa viagem que é o casamento!
Vamos juntas?!
Confira aqui todas as colaboradoras do Tô Casada.com!

Curta no Facebook!

Instagram

Parceiros

+ acessadas

Arquivos

Não percam a sintonia!

25ago
Publicado por Blog TôCasada.com

nao percam a sintonia

Casamento é uma grande aventura. Duas pessoas completamente diferentes vivendo uma mesma história, compartilhando os mesmos momentos e dificuldades. Dentro dessa aventura chamada casamento, existem muitos altos e baixos, muitas coisas que nos diferenciam, que nos fazem brigar ou discutir.

Uma das coisas que gera muita discussão entre um casal é a situação financeira. Uma pesquisa realizada pela psicóloga e professora da Universidade de Michigan (EUA), Terri Orbuch, e divulgada em 2012, apontou o dinheiro como principal motivo de conflitos entre os casais. A profissional acompanhou 373 recém-casados (no primeiro ano de casamento), coletando informações ao longo de 25 anos. Essas discussões por questões financeiras podem se manifestar de diversas formas, tais como, a mulher ganhar mais que o homem, o homem ganhar mais que a mulher, um dos dois gasta de forma descontrolada e oculta, um dos dois não trabalha, e por aí vai.

Quando você se vê em uma situação financeira difícil, você precisa se lembrar de não perder a sintonia com seu cônjuge. O que acontece muito é uma guerra de egos, é uma disputa pra ver quem está certo e quem está errado. Nesses momentos ninguém quer ceder, ninguém quer abrir mão e reconhecer o erro ou tentar fazer algo, juntos, para melhorar. Existe um versículo na bíblia que diz que é “melhor serem dois do que um”, ele não está ali só para enfeitar, esse versículo tem um princípio. Quando você tem alguém pra dividir a carga, pra enfrentar e superar os problemas junto com você, é muito melhor do que tentar passar tudo sozinho(a). Esse versículo ensina os casais a não “perderem a sintonia”, a entenderem que tentar resolver um problema financeiro junto, é muito melhor do que só ficar acusando o outro.

Para resolver esses problemas financeiros juntos, vou dar alguns passos do que fazer. Disponibilizamos também uma planilha personalizada para que o casal possa fazer seu planejamento financeiro:

 

1.Sejam verdadeiros com quanto cada um ganha


Existem casais que escondem o quanto cada um realmente ganha. Tem medo de contar a verdade e não poder ter o “controle” financeiro que acha que tem.

 

2.Não escondam os gastos um do outro


Esse é um ponto muito comum entre casais. Já ouvi muitas histórias onde a mulher comprava uma roupa e escondia no armário para o esposo não ver.
Isso não pode acontecer, é uma brecha em seu relacionamento, uma brecha de mentira (eu já escrevi isso em outro artigo —> aqui). Você precisa contar o que faz com o dinheiro, o que compra, o que investe.

 

3.Façam uma planilha financeira


Controle financeiro começa com planejamento. Preparamos uma planilha personalizada que você pode baixar e utilizar no planejamento financeiro do casal. Escreva nela os seus ganhos e gastos, assim você saberá exatamente o que tem feito com o dinheiro de vocês. Além disso, existem muitas planilhas online e app de celulares que você pode baixar e utilizar.

Para utilizar a planilha que preparamos basta clicar no ícone abaixo e o download será iniciado automaticamente.

download187

 

4.Junte as finanças


Depois do casamento vocês viraram uma só carne, e com isso o dinheiro de vocês também. Já ouvi várias histórias de casais que separam radicalmente suas finanças e cada um cuida dos seus gastos. Isso também não pode acontecer, junte os salários, separem as contas com base no que os dois ganham. Isso vai facilitar, e muito, na hora de ter um maior controle sobre a renda de vocês.
Tem muitos outros passos que vocês podem fazer juntos, mas eu penso que esses são pontos principais. Esses são passos práticos que vão ajudar seu relacionamento a não entrar em conflito por conta de uma crise financeira.

Espero ter te ajudado.

Com carinho,

juliana_assinatura

Deixe aqui seu comentário