Sou a Thalita Vitoreli, jornalista, 27 anos. Me casei em 2012 e estou aprendendo a curtir a maravilhosa viagem que é o casamento!
Vamos juntas?!
Confira aqui todas as colaboradoras do Tô Casada.com!

Curta no Facebook!

Instagram

Parceiros

+ acessadas

Arquivos

Devocional #20 – A Resolução de Toda Mulher

26ago
Publicado por Blog TôCasada.com

devocional 20

O avião está prestes a decolar. As aeromoças começam a fazer a demonstração. “Em caso de emergência, máscaras de oxigênio cairão automaticamente.” Soa familiar? Logo em seguida, a recomendação parece estranha: “se você estiver ao lado de alguém que precise da sua ajuda para colocar a máscara, coloque primeiro em si mesmo.” “Por que?”, você pode pensar. A resposta é: “Se não tem nenhum oxigênio, você ficará sufocada e não poderá ajudar ninguém.”

Essa é uma situação ilustrativa. Mas, se pararmos para pensar é dessa maneira que acontece em todas as áreas de nossa vida. “Eu posso fazer tudo, não se preocupe comigo, ficarei bem, obrigada, não preciso do oxigênio”. Frases que repetimos. “Você está sufocada por falta de oxigênio enquanto tentar certificar-se de que todos os outros estão recebendo os cuidados necessários?” A verdade é que, conforme os anos vão passando, sempre damos prioridade para as outras pessoas, as outras responsabilidades. E nós, em que lugar ficamos nessa ordem de prioridade?

“O final da fila é geralmente o lugar para onde o nosso cuidado pessoal vai quando começamos a levar a vida a sério. Muitas mulheres supõem e aprendem que esses são os sacrifícios que fazemos quando precisamos aproveitar cada minuto do dia e maximizar nosso tempo. Então nós nos sentimos terrivelmente culpadas quando apenas pensamos em tirar um momento para relaxar e rejuvenescer.”

Ninguém pode dar o seu melhor se não tiver nada a oferecer. Corpo cansado, mente esgotada, não tem energia para resistir. Por isso, um conselho importante: tire um tempo para você. Pare para respirar. Faça algo que você goste algumas vezes no mês.

Quando usamos nosso tempo para cuidar de nós mesmas isso não é luxo, é uma necessidade. Nunca seremos capazes de dar o nosso melhor se não cuidarmos de nós mesmas. Essa decisão tem o incrível poder de influenciar toda a nossa vida. “Cuidar de si mesma agora te ajudará a desenvolver um hábito que te beneficiará durante toda a sua vida.”

Outro detalhe. Conforme os anos vão passando, nosso corpo muda. Aquele pique diminui. Nos deparamos com algumas limitações. Por isso, precisamos nos atentar aos cuidados com a nossa saúde, mesmo que ainda não estejamos sentindo nenhum incômodo. Cuidado com a alimentação, prática de exercícios, regularidade no sono são essenciais para não nos sentirmos ‘sem oxigênio’.

O que poderia dar oxigênio a você?


Algumas mulheres esqueceram o que é uma simples diversão, o que lhes dá prazer. Não significa que você precise passar um final de semana no spa caríssimo. Estamos falando das coisas simples da vida. Para algumas seria uma corrida no domingo pela manhã. Outras preferem tomar um chá com as amigas. Quem sabe sentar e ler um livro?

“Muitas vezes um rápido intervalo de tranquilidade pode te dar a energia necessária para restaurar suas forças e te engajar nas suas tarefas.”

Aqui em casa a gente tem um hábito semanal. Toda terça feira meu marido vai jogar bola. Eu bem que gostaria que ele passasse a noite comigo, mas entendo as suas necessidades. Então, enquanto ele tem o tempo dele para fazer algo que gosta, eu também faço o mesmo. Tiro as terças para fazer as coisas que gosto e que acabo não fazendo por falta de tempo. Dar uma passeada, tomar um banho relaxante e ler um livro, cuidar um pouco do corpo (sabe aquelas máscaras esfoliantes que deixam a cara branca???). Enfim, tiro essas horinhas para cuidar de mim. O que posso dizer é que a experiência tem sido muito boa. Ah…é claro que temos esse momento separados, mas também aproveitamos um tempo de qualidade de juntos: uma jantinha, cinema, passeios de bike. Para o casal é importante um tempo juntos, mas também, um tempo separados.

Claro, que não quero comparar a minha vida com a de ninguém. Ainda não tenho filhos e imagino que o esse tempo fica mais corrido com crianças. Mas, acredito que o casal deve usar a criatividade de maneira a permitir momento como estes. Não precisa ser semanal. Não precisa ser quando seu marido joga bola. O importante é que esse tempo para ‘respirar’ exista.

E você, como faz aí na sua casa?
Quando você vai colocar a sua máscara de oxigênio para respirar?

Chegamos à quinta decisão: “Eu dedicarei o melhor de mim, do meu tempo e dos meus talentos às funções prioritárias que Deus confiou a mim nesta fase da minha vida.” Amém?

Bom Dia!

assinatura_thalita

Ainda não conhece nosso projeto de Devocional? Sempre às quartas-feira compartilhamos nossas impressões sobre um capítulo do livro A Resolução de Toda Mulher. Participe com a gente! Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.

Devocionais anteriores:

#1Devocional#2Devocional #3Devocional #4Devocional #5Devocional

#6Devocional #7Devocional #8Devocional #9Devocional #10Devocional

#11Devocional #12Devocional #13Devocional #14Devocional #15Devocional

#16Devocional #17Devocional #18Devocional #19Devocional

 

Deixe aqui seu comentário